santa maria

Casos de virose podem subir até 40% por causa do calor

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Marcos José Ilha levou o pequeno Samuel, de 6 anos, ao PA do Patronato. Com vômito e diarreia, ele precisou receber soro

É no verão que os vírus que transmitem as viroses se proliferam com mais facilidade, aumentando consideravelmente o número de quadros virais que apresentam, na maior parte das vezes, os mesmos sintomas: febre, vômito, náuseas, dor de cabeça e diarreia. Quadros de intoxicação alimentar também tendem a crescer nesta época do ano em função do aumento do consumo de alimentos e bebidas contaminados ou conservados de maneira inadequada, pelo contato com água imprópria para banho, aliado a um aumento na circulação de vírus, bactérias e parasitas.

Em Santa Maria, no Pronto-Atendimento (PA) Municipal, no Bairro Patronato, o número de casos chega a subir, em média, de 30% a 40%. As viroses mais comuns são as gastrointestinais, que costumam provocar nos pacientes quadros de febre, vômito e diarreia.

Após desistências, cerca de 200 vagas voltam a edital do Mais Médicos

- São quadros bem característicos da época. Às vezes, a pessoa pode apresentar dor de cabeça logo no início, mas, geralmente, tem febre, vômito e diarreia. As crianças são mais suscetíveis à desidratação, que é uma das complicações das infecções gastrointestinais. Por isso, a primeira coisa a se fazer é se manter hidratado - explica a pediatra Rosângela Marramarco Lovato.

Nesse sentido, a orientação é ingerir bastante líquido, especialmente água. No entanto, em algumas situações, é necessária a reposição de sais minerais por meio de soro. De acordo com a médica, as viroses podem durar de um a sete dias.

- Se mesmo com soro o quadro de vômito e diarreia permanecer por mais de um dia, tem que procurar atendimento. O método de transmissão é quase igual ao do resfriado, só que é outro tipo de vírus, que, ao invés de ir para as vias respiratórias, vai para o trato gastrointestinal - comenta.

Parceria entre prefeitura e UFSM busca melhorias na saúde básica santa-mariense

Na tarde de ontem, o pequeno Samuel Gularte Ilha, de 6 anos, estava internado no PA do Patronato depois de passar mal em casa. Mas ele não foi o único. De 24 pacientes atendidos pela manhã, nove procuraram o PA com sintomas de suspeita de virose.

- Ontem (segunda-feira), ele começou com vômito e falta de apetite. Hoje (terça), ele vomitou mais duas vezes e teve febre. Daí, trouxe ele de manhã e, agora, está recebendo o soro - relatou Marcos José Ilha, pai de Samuel.

O principal cuidado que se deve tomar, segundo a pediatra, é não consumir alimentos de procedência duvidosa e manter os alimentos bem refrigerados.

- O que fazer? Beber água fervida, filtrada ou mineral, e cuidar da alimentação. No verão, os alimentos se contaminam mais rapidamente - disse Rosângela.

FIQUE DE OLHO
Sintomas

  • Em alguns casos, a pessoa pode apresentar dor de cabeça logo no início do quadro de infecção
  • Febre, vômito e diarreia (sintomas podem aparecer isolados ou em conjunto)
  • O ciclo de viroses gastrointestinais pode durar de 1 a 7 dias, dependendo da intensidade dos sintomas

Cuidados  

  • Não consumir alimentos que estejam fora do prazo de validade ou que pareçam deteriorados, com aroma, cor ou sabor alterados
  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, especialmente após utilizar o sanitário e antes de se alimentar, preparar ou manipular alimentos
  • Quando levar alimentos para o trabalho, escola ou área de lazer, garantir que eles estejam bem protegidos e com a conservação térmica adequada
  • Embalar adequadamente os alimentos antes de colocá-los na geladeira
  • Lavar os utensílios de cozinha, especialmente depois de ter lidado com alimentos crus
  • Higienizar frutas, legumes e verduras com água antes de guardá-los ou consumi-los
  • Para evitar a desidratação, é indicado consumir bastante líquidos e repor os eletrólitos com soro reidratante oral (vendidos em farmácias) ou utilizar a fórmula caseira (uma colher de sopa de açúcar e uma colher de sobremesa de sal para um litro de água filtrada, fervida ou mineral)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alunos de escola municipal fazem ação de prevenção ao mosquito transmissor da dengue em Santa Maria Anterior

Alunos de escola municipal fazem ação de prevenção ao mosquito transmissor da dengue em Santa Maria

Após desistências, cerca de 200 vagas voltam a edital do Mais Médicos Próximo

Após desistências, cerca de 200 vagas voltam a edital do Mais Médicos

Saúde